As paradas de manutenção industrial são períodos programados para a manutenção preventiva de máquinas e sistemas. Elas são realizadas para prever e evitar falhas, garantindo a produtividade e segurança das operações.
O final do ano é um período propício para as paradas de manutenção, pois é comum que muitas empresas tenham um período de recesso nesse período. É por isso que a manutenção preventiva é uma forma de evitar paradas e reduzir custos.
Ao realizar um planejamento estratégico, é possível programar uma rotina contínua de monitoramento e manutenção, o que ajuda a aumentar a produtividade, ajuda a prolongar a vida útil das máquinas e a manter o bom funcionamento.
A manutenção preventiva consiste em prevenir a ocorrência de problemas
A manutenção antecipada das máquinas é bem objetiva e eficaz. Encarar os procedimentos de manutenção preditiva ou preventiva como um investimento e não como um custo é um pré-requisito básico para os gestores.
Ao defender uma manutenção planejada e bem organizada, as rotinas de manutenção concentram-se no prolongamento da vida útil das máquinas, priorizando a produção e, em última análise, reduzindo o tempo de paragem da produção, alcançando assim uma maior produtividade. Mas antes de agir, você precisa delinear um plano de ação. É por isso que planejar com antecedência é tão importante!
Antecipe seu planejamento
O planejamento da manutenção tem impacto direto na melhoria da produtividade da empresa. Pois é por meio dele que você consegue rastrear as principais ordens de serviço, desenvolver planos de ação e monitorar emergências e ajustes necessários.
O agendamento se concentra em analisar detalhadamente cada equipamento de um sistema de produção e, em seguida, criar rotinas de manutenção que não impactem o fluxo de produção. Uma vez implementado um plano de manutenção, é importante garantir que toda a equipe esteja alinhada com as janelas e metas de manutenção.